Sigaud Gestão e Capacitação Empresarial

SIGAUD GESTÃO E CAPACITAÇÃO EMPRESARIAL

Soluções ágeis

Soluções Ágeis

As soluções ágeis estão bombando.

A administração é fascinante por diversos fatores – um dos principais, claramente, é o dinamismo, a sua força pulsante para mudança. Peter Drucker dizia: “A sociedade, a comunidade e a família são instituições conservadoras. Elas procuram manter a estabilidade e impedir as mudanças… Mas a organização moderna é uma força desestabilizadora. Ela precisa estar organizada para inovar.”

Mas é importante não confundirmos dinamismo com modismo. É extremamente comum também na gestão nos depararmos com nomes bonitos para conteúdos antigos. Palestras, livros, seminários com belos nomes para vender algo que já existe faz tempo, mas explicado com outra roupagem.

As soluções (métodos) ágeis estão bombando. E não é por menos. Mas façamos algumas ponderações: o manifesto ágil é de 2001 (portanto, mais de 20 anos, e com foco inicial em projetos de TI). A base do Trello (um das ferramentas mais utilizadas) é o Kanban, da década de 1950 (e foi um dos meus temas de monografia na graduação, em 1992). Boa parte das chamadas metodologias ágeis são bem antigas.

Metodologias relacionadas às soluções ágeis – década de divulgação / criação

MétodoDécada
PDCA1930
Kanban1950
Lean1950
Scrum1990
XP (Extreme Programming)1990
Crystal Family1990

Mas o que mudou para esses métodos estarem em tanta evidência? Entendo que três questões são essenciais: adaptação do foco inicial da metodologia, crescente cultura colaborativa e ampla oferta de ferramentas fáceis / integráveis.

É possível que com uma boa combinação de ferramentas e soluções de integração, organizar bastante processos que eram bem complicados, com custos muito baixos, ou até mesmo de forma 100% gratuita.

Tenho estudado (ou relembrado) as diversas metodologias e utilizando diversas ferramentas disponíveis, auxiliando algumas empresas a implementarem soluções alinhadas com melhoria dos processos.

Para quem gosta de organização, colaboração e tem certa facilidade com tecnologia, existe um mar de opções. Exatamente por isso, é fundamental saber quais processos precisam ser mapeados / organizados, quais resultados almejados e, a partir daí, definir quais ferramentas utilizar e integrar.

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
1
Olá,
Podemos ajudá-la (o)?