Sigaud Gestão e Capacitação Empresarial

SIGAUD GESTÃO E CAPACITAÇÃO EMPRESARIAL

PDCA para atividades físicas?

PDCA emagrecimento corrida 1

É possível utilizar o ciclo de Shewhart para atingimento das metas de natação e corrida?

Pesquisa antiga ( final da década de 1990) da Revista Fortune apontava que apenas 10% das 500 maiores empresas americanas da época executavam suas estratégias.

Não basta planejar, é preciso viabilizar o planejamento e o cumprimento das metas com muita disciplina, monitoramento, ajustes e correções. É preciso ter MÉTODO!!!!

O PDCA surgiu nos Estados Unidos na década de 20, criado pelo estatístico americano Walter Andrew Shewhart. Inicialmente, conhecido como clico de Shewhart, era composto por apenas três passos repetidos continuamente (especificaçãoprodução e inspeção). Anos depois, em 1951, William Edwards Deming notou a necessidade da inserção de mais um passo, nascendo assim a “Roda de Deming”, a qual era composta por quatro passos também repetidos de forma contínua: especificaçãoproduçãocolocar no mercado e reprojetar. (https://ferramentasdaqualidade.org/pdca/).

PDCA. Durante muitos anos, pensadores das áreas sociais escreveram de forma contrária à utilização de metodologias relacionadas à qualidade total na gestão escolar. Desde o final da década de 1990 para cá, vários estudos e autores vêm defendendo a correta adaptação para utilização de diversos conceitos, metodologias e ferramentas como fundamentais para melhoria dos resultados educacionais. O PDCA é uma delas. Pode ser utilizado, ao meu ver, para qualquer atividade que envolve planejamento, execução e avaliação. Eu apliquei o PDCA para uma meta de emagrecimento em 2023 e melhoria dos resultados nas duas atividades físicas que pratico regularmente: natação e corrida.

No final de 2022 eu participei de duas provas de natação em águas abertas. Bem acima do meu peso ideal, apesar de boas experiências, foi um tanto sofrido. Defini como meta para 2023 perder 15 kg. Além da natação, comecei a correr e malhar (orientação médica), e, em 4 meses, já tinha perdido perto de 20 kg. Naquele ano, participei de 3 provas de corrida e uma de natação em águas abertas.

A meta principal para 2024 era participar de mais provas, mas, principalmente, correr a minha primeira meia maratona, o que aconteceu em 30/06/2024, em BH. Participação em provas é uma estratégia do planejamento, pois ajuda a manter o foco em resultados e “puxa” a realização sistemática de treinos para as mesmas.

Neste ano (2024) eu participei de 02 provas de natação em águas abertas e 09 de corridas de rua, dentre elas, além da meia maratona já citada, 02 voltas da Pampulha de 18,2 km (Itatiaia e Volta Internacional).

Do início de janeiro até hoje, foram quase 150 treinos de corrida e quase 160 treinos de natação. Para conseguir correr a Meia Maratona e as voltas da Pampulha foram 17 treinos (e/ou provas) com distância mínima de 18 km e máxima de 21,5 km (os “longões” de domingo)

Foram mais de 1.300 km de corridas e aproximadamente 370 km nadando. Tudo isso, em meio a 105 dias de viagens a trabalho (em uma delas, aproveitei para correr uma prova de 10 km em Salvador com minha esposa).

Metas para 2024 alcançadas. Já trabalhando nas metas para 2025, sendo a principal delas a Meia Maratona do RJ, com inscrição já realizada. Mas o planejamento terá como foco melhoria na performance, com menor número de provas. Estou rodando o ciclo PDCA, identificando (CHECK) erros no planejamento e execução em 2024 e ajustando o “padrão” para 2025, com vistas à “melhoria” futura dos resultados.

“Bora” correr e nadar. Esporte é saúde física e  mental. Atividades que podem ser feitas com a família, amigos, desconhecidos. Auxilia em todas as outras atividades pessoais e profissionais. Mas, tudo com orientação médica, método, monitoramento e avaliação.

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
1
Olá,
Podemos ajudá-la (o)?