Numa definição proposta pelo Instituto de Consultores de Organização do Reino Unido, consultoria é um “Serviço prestado por uma pessoa ou grupo de pessoas independentes e qualificadas para a identificação e investigação de problemas que digam respeito a política, organização, procedimentos e métodos, de forma a recomendarem a ação adequada e proporcionarem auxílio na implementação dessas ações.”
O Professor e Consultor Alfredo Castro (Click Institute, FIA etc) agrega mais uma definição: “É um processo interativo de um agente de mudanças externo à empresa, o qual assume a responsabilidade de auxiliar os executivos e profissionais da referida empresa nas tomadas de decisões. No entanto, apesar de entender processos e estratégias da organização, o consultor não possui o controle direto da situação, não deve tomar as decisões pelo seu cliente.”
Todos que atuamos com consultoria (independente da modalidade) temos como principal objetivo agregar valor à empresa do nosso cliente.
Poderíamos elencar as inúmeras competências necessárias para ser um consultor empresarial de sucesso. Talvez, a mais importante seja a capacidade de diagnosticar as reais demandas do cliente e, também, suas próprias competências para busca das soluções necessárias.
O consultor deve manter relacionamentos próximos a outros consultores que possam complementar e/ou adicionar valor ao seu próprio serviço, atuando em parcerias profícuas para todas as partes, especialmente para os resultados do cliente.
Nos últimos 20 anos da minha vida profissional, atuando como líder de projetos de formações e/ou consultorias empresariais, tive a enorme alegria de trabalhar com vários consultores extremamente capazes, que sabem atuar de forma colaborativa.
Recentemente, efetuei aliança estratégica com dois desses gigantes: Carlos Portela e Ricardo Pollack. Ambos os profissionais com larga experiência em gestão de empresas, de diversos portes e setores econômicos e atuando em consultorias há muitos anos.
Nossa atuação pode englobar consultoria, assessoria, formação, gestão e projetos e educação corporativa, em áreas / soluções como estratégia, planejamento, plano de negócios, governança, estrutura organizacional, marketing, finanças, pessoas, logística, processos, soluções ágeis, dentre outras.
O mais prazeroso em atuar com profissionais como Carlos e Ricardo, além do aprendizado, claro, é a sintonia de valores, princípios e foco no cliente.